Nesse ultimo mês estamos tendo a prazerosa oportunidade de debater com vários membros de uma seita especifica sobre suas crenças através de uma perspective bíblica. Isso pode ser visto em nosso site. Na verdade, a grande maioria daqueles que estão debatendo conosco não apresentam um ponto de vista bíblico, normalmente apresentam varias acusações, mas poucos argumentos.
Um bom exemplo das conversas: “seu apóstata, você fala mal do povo de Deus, fala do que não sabe” coisas do tipo.
Como resposta oferecemos argumentos para comprovar nosso ponto de vista. E a resposta tipica é “você se acha, só porque sabe escrever, seu arrogante” .
Isso levanta uma questão importante: o simples fato de saber argumentar é prova de arrogância? É possível inferir que alguém esta sendo arrogante só porque sabe escrever bem?
Esse tipo de resposta para mim é muito interessante porque ela tenta evitar o argumento em si, desviando-se do objetivo principal da conversa e trazendo o foco para algo que é totalmente irrelevante.
É comum que dentro de uma argumentação as pessoas se utilizem de informações que são irrelevantes ao argumento em si para não ter de lidar diretamente com o mesmo. No final das contas, todos, de uma forma ou de outra, fazem isso. É um caminho mais fácil.
Mas devemos ficar atentos a esses truques (falácias). E ultimamente, a falácia da inteligência=arrogância tem sido uma constante nos comentários em nosso blog.
E claro que é possível que uma pessoa seja arrogante em sua resposta, em sua forma de escrever, com certeza. Mas eu sempre peço para que a pessoa aponte em qual ponto fui arrogante e a “comprovação” é somente o fato de escrever bem. Isso por si mesmo não atesta arrogância. Mas isso atesta um mal do momento em que vivemos, a mediocridade intelectual realmente se tornou padrão em nossa sociedade.
Hoje em dia, se destacar intelectualmente não é difícil (não que eu pense ser um intelectual de destaque, longe disso, ainda tenho muito a aprender em todos os aspectos), mas a forma como muitas pessoas se negam a exercitar seu cérebro facilita para que qualquer um possa ser considerado inteligente e assim, se destacar.
Estamos vivendo em um tempo de fraqueza intelectual. E isso é triste. Muito triste. Espero realmente que esse quadro se reverta em algum momento. Infelizmente, não vejo isso no horizonte, mas espero de coração estar errado.