Para os evangélicos que estão lamentando a decisão da Suprema Corte (Americana) na última sexta-feira, os últimos dias têm sido difíceis. Não estamos pedindo dó emocional nem suspeito que muitas pessoas estão dispostas a oferecê-lo. Nossa dor não é sagrada. Tomar decisões legais e teológicas baseado naquilo que faz com que as pessoas se sintam melhores foi o que nos colocou nessa situação pra começo de conversa. Mesmo assim, ainda machuca.

São várias as razões para nossas lamentações, pelo medo que as liberdades religiosas sejam tiradas de nós até preocupações com ostracismo social e marginalização cultural. Mas de todas as coisas que nos afligem talvez o que esteja sendo mais difícil é ver alguns dos nossos amigos, alguns dos nossos familiares e algumas pessoas que sentamos ao lado na igreja dando um caloroso “amém” para uma prática que nós ainda consideramos pecado e uma decisão que acreditamos ser ruim para o país. Uma coisa é o país como um todo dar uma festa que nós, com consciência limpa não podemos participar. Outra coisa bem diferente olhar ao redor para encontrar faces amigas para nos lembrar de que não estamos sozinhos e então perceber que eles estão lá fora atolados na pista de dança. Nós pensávamos que o arco-íris era o símbolo de Deus (Gen. 9.8-17).

Se você se considera um cristão que acredita na Bíblia, um seguidor de Cristo cujo principal objetivo é glorificar a Deus e ter comunhão com Ele para sempre, existem perguntas importantes que eu espero que você considere antes de pegar sua bandeira e celebrar a revolução sexual. Essas perguntas não foram feitas para serem desagradáveis ou meramente retóricas. Elas são perguntas sinceras que eu espero que leve meus irmãos e irmãs com suas novas fotos de perfil com tema de arco-íris parar um pouco e pensar sobre a bandeira que estão levantando.

1. Por quanto tempo você tem acreditado que o casamento gay é algo que deve ser celebrado?

2. Quais versículos bíblicos te levaram a mudar de ideia?

3. Como você faria uma defesa a partir das Escrituras que a atividade sexual entre duas pessoas do mesmo sexo é uma benção que deve ser celebrada?

4. Quais versículos você usaria para mostrar que o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo descreve adequadamente Cristo e a Igreja?

5. Você acredita que Jesus estaria de acordo com o comportamento homossexual entre dois adultos consentidos em um relacionamento compromissado?

6. Se sim, por que ele reafirmou a definição de Gênesis do casamento sendo entre um homem e uma mulher?

7. Quando Jesus falou contra porneia, que pecados você acha que ele tinha em mente?

8. Se o homossexualismo é um comportamento aceitável, como você entende a “mudança” pecaminosa que Paulo ressalta em Romanos 1?

9. Você acredita que passagens como 1 Coríntios 6.9 e Apocalipse 21.8 ensinam que a imoralidade sexual pode nos manter longe do céu?

10. Quais pecados sexuais você acreditam que os textos se referem?

11. Enquanto você pensa sobre a longa história da igreja e a desaprovação praticamente universal da atividade sexual entre pessoas do mesmo sexo, o que você acha que entende em relação a Bíblia que Agostinho, Calvino e Lutera falharam em entender?

12. Quais argumentos você usaria para explicar para os cristãos na África, Ásia e America do Sul que o entendimento deles do homossexualismo está biblicamente incorreto e que o seu novo entendimento do homossexualismo não é culturalmente condicionado?

13. Você acredita que Hillary Clinton e Barack Obama foram motivados por animosidade pessoal e intolerância quando eles, por quase todas suas vidas, definiram casamento como um relacionamento de aliança entre um homem e uma mulher?

14. Você acredita que as crianças estão melhores com uma mãe e um pai?

15. Se não, qual pesquisa você apontaria para dar sustentação para essa conclusão?

16. Se sim, a igreja ou o Estado possuem algum papel a desempenhar em promover ou privilegiar a condição que coloca uma criança com uma mamãe e um papai?

17. Por acaso o fim e o propósito do casamento apontam para algo mais do que a realização emocional e sexual do adulto?

18. Como você definiria casamento?

19. Você acredita que parentes próximos deveriam ter o direito de se casar?

20. O casamento deveria ser limitado a apenas duas pessoas?

21. Com qual embasamento, se houver algum, você impediria adultos consentidos de qualquer tipo de relacionamento ou qualquer número de pessoas de se casarem?

22. Deveria haver uma idade mínima nesse país para se obter uma certidão de casamento?

23. Por acaso igualdade exige que qualquer um que queira se casar possa ter um relacionamento significativo definido como casamento?

24. Se não, por quê?

25. Os seus irmão e irmãos em Cristo que discordam com a prática homossexual deveriam ter a liberdade de exercer suas crenças religiosas sem medo de punição, retribuição ou coação?

26. Você irá defender seus companheiros cristãos quando seus empregos, filiação, reputação e sua liberdade foram ameaçados por causa desse assunto?

27. Você irá se posicionar contra a vergonha e intimidação de todo tipo, seja contra gays ou contra lésbicas ou contra evangélicos e católicos?

28. Já que a igreja evangélica tem geralmente falhado em levar a sério divórcio não bíblico e pecados sexuais, quais passos você tomaria para garantir que os casamentos gays sejam saudáveis e de acordo com os princípios das Escrituras?

29. Casais gays em relacionamentos abertos deveriam estar sujeitos à disciplina da igreja?

30. É pecado para as pessoas LGBT se envolverem em atividades sexuais fora do casamento?

31. O que igrejas abertas e afirmativas (do casamento gay) farão para falar profeticamente contra divórcio, fornicação, pornografia e adultério toda vez que os encontrarem?

32. Se “o amor vence”, como você define amor?

33. Quais versículos você usaria para estabelecer essa definição?

34. Como a obediência aos mandamentos de Deus modela nosso entendimento de amor?

35. Você acredita que é possível amar alguém e discordar com importantes decisões que elas tomam?

36. Se apoiar o casamento gay é uma mudança pra você, mais alguma coisa mudou no seu entendimento da fé?

37. Como evangélico, como o seu apoio ao casamento gay ajudou a se tornar mais apaixonado pelas distinções tradicionais evangélicas como o foco em ser nascido de novo, total confiabilidade da Bíblia e a urgente necessidade de evangelizar o perdido?

38. Quais igrejas abertas e afirmativas você nos mostraria onde as pessoas estão sendo convertidas ao cristianismo ortodoxo, pecadores sendo advertidos do julgamento e chamados ao arrependimento e missionários enviados para plantar igrejas entre os povos não alcançados?

39. Você espera ser mais comprometido com a igreja, mais comprometido com Cristo e mais comprometido com a Bíblia nos anos que estão pela frente?

40. Quando Paul no final de Romanos 1 repreende “as pessoas que praticam tais coisas” e aqueles que “também aprovam aqueles que as praticam”, qual pecado você acha que ele tinha em mente?

Alimento para o pensamento, eu espero. No mínimo algo para mastigar antes de engolir qualquer coisa que o mundo e o Facebook colocam nos nossos pratos.