“Se Deus fizesse um milagre na minha frente, aqui e agora, eu com certeza acreditaria que Deus existe”.
Esse é um desafio muito comum feito por ateus. A idéia por trás desse desafio é que, se Deus realmente existe, Ele deveria realizar algo miraculoso ali na frente da pessoa. Como nada acontece logo após o lançamento do desafio, então, temos uma prova irrefutável que Deus não existe.
Mas existe algo que escapa ao nosso amigo desafiante. Além da questão de vontade (que obrigação moral teria Deus de fazer um evento miraculoso?), o ateu esquece que Deus realiza milagres incríveis diariamente na frente de todo mundo. Esse milagre é ainda maior do que a criação de todo o universo (que também já é um milagre suficiente para provar sua existência), Deus realiza o milagre da transformação de seres humanos pecadores, inimigos de Deus, em seus Filhos. Não estou falando apenas de uma simples mudança de comportamento: eu agia assim, agora estou agindo diferente. Não. Estou falando sobre o processo de conversão, quando nascemos de novo em Cristo, somos regenerados, nossas atitudes, afeições, objetivos, enfim, todo o nosso ser é completamente transformados. De miseráveis pecadores, que odiavam a própria idéia da existência do Deus bíblico, passamos a tê-lo como principal motivo da nossa existência, através da obra do Espírito Santo. Esse, é o maior de todos os milagres.
Se um milagre dessa magnitude, não pode ser contado como evidência para a existência de Deus, então, nenhum outro pode. Nenhum. E assim, a negação da existência de Deus continua sendo uma questão de vontade, não de evidências.