É difícil encontrar uma imagem para a Trindade


Já que a palavra “Trindade” não aparece na Bíblia, alguns ficam imaginando se a igreja primitiva simplesmente não inventou a doutrina. O termo “trindade” vem do latim trinitas. Esse termo foi usado pelo pai da igreja Tertuliano (cerca de 160 – 230 d. C.) que escreveu sobre “uma trindade de uma divindade, Pai, Filho e Espírito Santo.” Alguns se sentem um pouco perturbados porque a palavra “trindade” não aparece na Bíblia. Mas a falta dessa palavra de forma alguma invalida a doutrina. Muitos conceitos bíblicos importantes são transmitidos por termos que não estão contidos na Bíblia – por exemplo, termos como Bíblia, cânon, inerrância. Certamente nada no texto proíbe o use de termos extrabíblicos para expressar o significado correto. Apesar da palavra Trindade não aparecer na Bíblia, as Escrituras claramente revelam a doutrina.

Aqui está a doutrina da Trindade em cinco proposições biblicamente fundamentadas:

Existe um e apenas um Deus (1 Timóteo 2:5).
A pessoa do Pai é Deus (2 Pedro 1:17).
A pessoa do Filho é Deus (Tito 2:13).
A pessoa do Espírito Santo é Deus (Atos 5:3-4).
O Pai, o Filho e o Espírito Santo são distintos e pessoas simultaneamente distinguíveis (Lucas 3:22).

As três pessoas (Pai ou Deus; e Filho ou Cristo ou Senhor; e Espírito Santo ou Espírito) são frequentemente listados juntos em um padrão triádico de unidade e igualdade (João 14:26).
Portanto, a doutrina da Trindade deriva diretamente do conteúdo das Escrituras. Apesar dos apóstolos de Jesus serem judeus monoteístas que acreditavam estritamente em um único Deus, eles no entanto reconheceram que outras duas pessoas (o Filho e o Espírito Santo) foram afirmados como Deus. Todas as três pessoas possuíam as qualidades e prerrogativas da deidade. Os apóstolos portanto modificaram o monoteísta judaico tradicional sob a nova revelação do Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo.