Tradução Pés Descalços

A seguinte lista nos dará as crenças gerais em vários assuntos comparando o Cristianismo (C) e o Ateísmo (A). Não temos aqui uma argumentação a favor ou contra a existência de Deus. Também não é uma argumento pelo Cristianismo. O que se segue é simplesmente o que cada visão de mundo entende em termos gerais como respostas finais para algumas das grandes perguntas da vida.

O Princípio
A – Nenhum Deus criou o universo. Ou o universo é eterno ou criou a si mesmo. O universo foi criado por um processo desconhecido. Significado: o universo é acidental e sem propósito.
C – Deus criou o universo. Deus representa um ser que é atemporal, além do espaço e imaterial. Deus é um ser todo poderoso que tem o poder de desejar a existência do universo. Deus é pessoal. Significado: o universo foi criado por Deus e tem um propósito.

Homem
A – O homem evoluiu com o tempo devido a mutações e seleção especial (evolução Darwiniana). Significado: o homem é um acidente biológico sem propósito e significado final.
C – O homem foi criado de forma única por Deus (Imago Dei). Significado: o homem tem propósito e significado em sua vida.

Desenvolvimento da vida
A – A vida se desenvolveu lentamente com o tempo pela evolução Darwiniana. Significado: sobrevivência do mais forte, seleção natural e mutações benéficas são responsáveis por direcionar a vida.
C – A vida pode ter evoluída em um sentido micro-evolucionário, mas os tipos diferentes de vida apareceram de uma vez por criação especial de Deus. Aqueles que acreditam em uma evolução teísta aceitam o lento processo de evolução Darwiniana. Significado: o desenvolvimento da vida foi especialmente e propositadamente criado Deus.

Pecado
A – Não existe pecado ou coisa do tipo, porque Deus não existe. Significado: não existe sentido nessa palavra, porque pecado é uma palavra irrelevante.
C – O pecado é o resultado da rebelião do homem contra Deus. Por causa do pecado, homem e Deus estão separados. Essa separação causou um rompimento no relacionamento que existia no princípio. Significado: todos somos pecadores (Romanos 5:3) e merecemos morte ou separação eterna de Deus (Romanos 6:23). O pecado é um problema sério para toda a humanidade. Todos os humens precisam de um salvador para vencer o problema do pecado.

Morte
A – Quando uma pessoa morre, esse é o final da sua existência. Significado: a morte é o resultado final da vida biológica.
C – A morte não é final da vida. A vida vai continuar após a morte. Significado: a morte biológica não representa o fim da vida.

Destino
A – A vida termina quando a pessoa morre. A vida só tem o significado que você der para ela enquanto estiver vivo, mas não tem um significado último. Significado: o fim da vida é o fim da sua existência.
C – Existe uma vida após a morte. Alguns vão estar com Deus na eternidade, enquanto outros estarão eternamente separados de sua presença. Significado: para aqueles que se rebelam contra Deus haverá choro sofrimento eterno, mas para aqueles que escolherem seguir Deus haverá felicidade eterna.

Milagres
A – Não há milagres nem nada do tipo, porque milagres lidam com o sobrenatural. Significado: nenhum, porque milagres não existem.
C – Milagres acontecem porque Deus existe. A validade dos milagres pode ser investigada. Significado: Deus intervêem através de atos que suplantam a lei natural.

Ciência
A – Ciência é vista como o principal fornecedor de verdade e conhecimento. Significado: o cientismo é a principal ou única maneira pela qual o conhecimento é adquirido.
C – Ciência é apenas uma maneira pela qual podemos perceber a verdade e adquirir conhecimento. Significado: a ciência é limitada à aquilo que podemos conhecer mas representa um caminho na aquisição de conhecimento.

Jesus
A – Muitos vão dizer que Jesus foi uma pessoa real e possivelmente um grande líder, mas certamente não o Filho de Deus. Significado: Jesus foi apenas outra pessoa que viveu e morreu no plante terra.
C – Jesus veio à terra dos céus para libertar os que o receberem como pagamento pelo pecado que todo homem tem. Significado: aqueles que confiam em Jesus terão seus pecados perdoados. Jesus veio para nos libertar.

A ressurreição de Jesus
A – A ressurreição de Jesus nunca aconteceu. A ressurreição pode ser explicada através de mitos, desmaio, tumba errada, corpo roubado, alucinações ou uma variedade de argumentos naturais. Significado: Jesus nunca se levantou dos mortos, porque ressurreição é algo impossível.
C - Jesus ressuscitou corporalmente dos mortos e o provou através do túmulo vazio, suas aparições pós ressurreição e a vida transformadas de todos os que testemunharam esse evento. A ressurreição é um evento histórico que pode ser investigado. Significado: a ressurreição é possível e aqueles que colocaram sua fé em Jesus serão ressurretos um dia para viver com Deus por toda a eternidade.

A Bíblia
A – Um livro da antiguidade que pode ter alguma verdade histórica, mas no final é uma mistura de contos míticos sobre um Deus mítico. Significado: as pessoas que acreditam na Bíblia estão iludidas.
C – A Bíblia é a palavra inspirada de Deus, é a mensagem de Deus para a humanidade. Significado: as respostas para as perguntas da vida foram providenciadas para toda a humanidade na palavra de Deus.

Cristianismo
A – O cristianismo é uma religião inventada. O cristianismo provavelmente foi roubado de outras crenças de religiões antiga com Paulo sendo o líder do movimento cristão. Significado: Cristianismo, junto com todas as outras crenças religiosas são baseadas em conceitos míticos falsos.
C – O cristianismo é o resultado da ressurreição corpórea de Cristo. Todos os que colocam sua fé em Jesus são cristãos. Significado: o cristianismo é a única visão de mundo que bem representa a realidade.

Moralidade
A – Alguns vão negar que a palavra seja relevante, mas a maioria irá concordar que a percepção de moralidade é um subproduto da evolução darwiniana. Significado: não existem leis morais objetivas. Um único ou uma comunidade de indivíduos decidem o que é virtuoso ou o que é vicioso.
C – Moralidade deriva-se da natureza de Deus. O certo e o errado moral não é escolhido porque Deus arbitrariamente ordenou assim ou porque essas coisas estão à parte de Deus por sua própria conta, mas a lei moral deriva da natureza de quem Deus é. Significado: uma lei moral objetiva existe, porque Deus existe.

Consciência
A – Nosso sentido de consciência é um mistério até agora. Nossa percepção de primeira pessoa está relacionada ao trabalho interno do cérebro. Significado: a consciência na espécie humana é um subproduto da evolução darwiniana.
C -Nós somos conscientes e temos percepção porque fomos criados à imagem de Deus. Significado: nós, dentre todas as formas de vida, somos capazes de raciocinar porque fomos criados por Deus como seres racionais. A mente/consciência é o resultado de uma Mente Suprema ou Deus.

Conclusão
A – O universo/vida é um mistério de como tudo isso começou. Não existe um propósito ou significado final para o mundo. Não existe Deus para nos salvar.
C – A vida é a criação especial de um Deus amoroso que quer ter um relacionamento com sua criação. Existe propósito e significado na vida e pode apenas ser encontrada ao se confiar a sua vida na morte sacrificial de Jesus – o Salvador do mundo.