Hoje está tendo uma passeata na avenida Paulista, aqui em São Paulo, pela defesa da Lei da Homofobia. O lugar é apropriado para a passeata, já que recentemente tivemos agressões feitas por pessoas idiotas que aparentemente estavam direcionando sua raiva contra os homossexuais. Eu acho que não é necessário ressaltar o quanto essa ação é idiota e esses rapazes devem receber toda a força da justiça em sua condenação. Esse tipo de agressão é crime.
Mas o que eu questiono é o por que de uma lei que torna a agressão gratuita contra os homossexuais mais ilegal do que a agressão gratuita contra qualquer outra pessoa. Por que a agressão contra os homossexuais é pior do que a agressão contra um heterossexual? Não são ambas agressões? Não são ambos seres humanos que já são protegidos contra agressões gratuitas pela lei? Ou que ao menos possuem o direito de ter seus agressores julgados? Eu fico me perguntando por que algumas pessoas passam a ter mais direito do que outras. Se ambos somos protegidos pela lei, mas eu exijo mais leis que me protejam e não protejam outros, eu estou sendo beneficiado pelo estado em detrimento de outras pessoas.
Acredito que ao invés de pedir uma lei que puna a homofobia, deveríamos exigir que as leis já existentes fossem cumpridas. Assim, todos somos mantidos como iguais perante a lei, já que temos a liberdade de escolher como queremos viver.
Quando analisado mais de perto, parece que a questão de homofobia é mais uma questão de forçar uma aceitação por parte da sociedade do que um desejo de mais proteção.
Enfim, precisamos estar atentos para toda a repercussão que essa lei terá em nossas liberdades individuais. De qualquer forma, agredir pessoas é uma liberdade (ou libertinagem) que nenhum de nós realmente tem perante a lei.