Creio que o cristianismo é objetivamente verdadeiro. O que quero dizer é que o cristianismo bíblico é verdadeiro, não importa se você ou eu acreditamos nele ou não. Três razões principais que me levaram a esta conclusão:

1. O argumento teleológico diz que o design observável no mundo sugere que deve haver um projetista inteligente - Deus.
2. A Bíblia tem resistido ao teste do tempo - historicamente, cientificamente, e arqueologicamente.
3. Jesus realmente viveu, foi realmente crucificado, e só a sua ressurreição corporal é a melhor explicação para os dados históricos.

Estes argumentos não são novos - nem são os únicos argumentos que confirmam a minha tese - mas eu os considero atraentes. Começando com o argumento teleológico: ele vai muito além do design aparente, visto em todos os seres vivos no ambiente em que vivemos. Ele vai além da mera perplexidade de como funciona o mundo físico. Não é apenas o argumento da complexidade irredutível. O ponto que eu quero chegar é que vivemos em um planeta que está perfeitamente situado na nossa galáxia, para que possamos ver, medir e estudar o universo. Nós desenvolvemos tecnologia para que possamos aprender e nós descobrimos que vivemos em um momento único na história do universo. Se tivéssemos chegado daqui a alguns milhões de anos, muito das evidências para a estrutura do universo teria sumido assim como evidências para o Big Bang.

Mas o mais importante para mim é que as constantes físicas foram precisamente sintonizada para a nossa existência - e acontece de estarmos na melhor localização possível para vê-las! É como um artista /músico nos tivesse colocado nos melhores assentos com a melhor acústica e visão da ação. Isso se encaixa com o Deus descrito na Bíblia, colocando-nos todos no melhor lugar possível para ter um relacionamento com Ele (Atos 17). (Lawrence Krauss não concorda com a conclusão de que Deus estabeleceu nosso universo, mas ele admite que estas são as condições em que vivemos.)

Quanto à Bíblia, muitas pessoas tentaram prova-la como errada através da ciência, história e arqueologia. Mas acredito que ela tem resistido ao teste do tempo. Em vez de ser provada como errada, acredito que foi confirmada através de descobertas da história, ciência e arqueologia. Por exemplo, a Bíblia descreve uma nação chamada de filisteus. Se os filisteus nunca existiram e nenhuma evidência jamais fosse encontrada, então isso poderia colocar as escrituras em dúvida. Entretanto, a evidência arqueológica confirma esse povo e inúmeros outros fatos históricos. A Bíblia passa pelo teste do tempo e mais de uma vez. Você pode encontrar mais evidências em vários lugares, mas você pode começar com este link (em inglês).

Temos mais de 200 citações extra bíblicas de Jesus Cristo - sabemos que houve um homem chamado Jesus de Nazaré, que pregou na Palestina durante o início do primeiro século d.C. Ele foi crucificado sob Pôncio Pilatos, e três dias após sua morte, seu túmulo estava vazio. Seus seguidores proclamaram que Jesus estava vivo e ressuscitado dentre os mortos. Isso mudou todo o mundo para sempre. Mesmo os estudiosos mais liberais concordarão com estas verdades fundamentais. As verdadeiras objeções de estudiosos para a ressurreição nunca se centraram sobre a existência de Jesus, mas sobre se este realizou ou não milagres e se realmente ressuscitou dos mortos.

Ao estudar as teorias alternativas para a ressurreição, nenhuma delas parece se encaixar ou responder satisfatoriamente a todos os dados. Os discípulos estavam dispostos a ir para a morte ao invés de negar que viram e interagiram com o Cristo ressuscitado - um fato que eles estavam em posição de saber em primeira mão. Alguns estudiosos, como Bart Ehrman são a favor da ideia de que Pedro e os outros 10 discípulos, que estavam com Jesus durante seu ministério tiveram uma alucinação compartilhada ou realmente acreditavam que viram Jesus, porque queriam vê-lo e não queriam deixar o movimento de Jesus que tinha acabado de começar, morrer. O problema é que duas ou mais pessoas não podem compartilhar a mesma alucinação! Elas podem alucinar simultaneamente, mas elas não podem experimentar a mesma alucinação. Também isso não explica o irmão de Jesus, Tiago, nem Saulo - que se tornou o apóstolo Paulo. Nenhum deles acreditavam em Jesus ou tinham um motivo para se tornar seus seguidores. Eles eram hostis até que alguma coisa aconteceu com eles.

Além disso, se o túmulo de Jesus não estava vazio, por que os líderes judeus não silenciaram Pedro e aos demais, trazendo o corpo? Se os apóstolos tinham roubado o corpo, como conseguiram passar pelo túmulo fechado e pelos guardas? Acho que a resposta é simples. Deus ressuscitou Jesus exatamente como Ele disse que faria. E porque este é o argumento decisivo para mim? Os apóstolos reconheceram isso dois mil anos atrás. O cristianismo se sustenta ou desmorona em uma coisa - a ressurreição de Cristo. É o ponto central. Sem ele, o cristianismo é inútil. Esta era a sua crença central e está no centro do Evangelho. Veja 2 Pedro 1: 3-11 e 1 Coríntios 15: 1-11. Utilize este link (em inglês) para explorar mais sobre a ressurreição de Jesus.

por Marcus McElhaney